De acordo com LEITE, as tecnologias estão presentes em sala de aula criando possibilidade de envolver todos os alunos. INDEPENDENTES- quando não depende de nenhum recurso elétrico.
DEPENDENTES-depende de recursos elétricos, eletrônicos e etc.
Novas Tecnologias de Informação
Profº
Sandra Jaqueline
Nome:
Célia, Cynthia,Thainara,Loyanne,Vanete.
jornal...
Conceito
e característica:
Dedicado
á divulgação de informação noticias opiniões.
Sua
construção...
} Essa
tecnologia não é elaborada pelo professor uma vez que se trata de um veículo de
comunicação de massa adquirido pelo leitor.
} Alguns
jornais realizam projetos pedagógicos nas escolas, o professor se escreve e
passa a receber o jornal diariamente, além de ter orientações e dicas para
utilizar esta tecnologia na sala de aula.
Jornal
escolar.
Conceitos e características:
}
É o
periódico impresso e feito pelos alunos desde a elaboração da pauta ate a
impressão, a escola não intervém no conteúdo e na linha editorial. O jornal atua
como um instrumento pedagógico no qual os alunos levarão suas preocupações e
experienciais para dentro da escola.
jogo
Conceitos
e características.
* O
ato de jogar é tão antigo como o próprio homem, que sempre manifestou uma
tendência lúdica.
* o
espírito de competição deve ter como Tonica o desejo do jogador de superar a si
próprio.
LIVRO
DIDÁTICO
É um
material impresso que baseado nas áreas do currículo, contém um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas e
conhecimento e é específico para nível de ensino.Devemos analisar de como o livro didático vem sendo utilizado
pelos professores.Ele deve ser um instrumento de trabalho e não substituir na
totalidade desenvolvidas na sala de aula.
Grupo 4 - Tecnologia
Independente
Mural: é
um conjunto de elementos, subordinados a um tema e dispostos hamoniosamente
sobre uma superfície (material resistente) com o objetivo de transmitir uma
mensagem, podendo conter títulos, material ilustrativo, textos e
legendas.
Grupo 5- Tecnologias Independente
Sucata:
É todo material que não tenha sido
construído para ser utilizado didaticamente, são considerados sucata materiais
que já tenham sido aproveitados para outros fins. Exemplos: canudinhos, latas,
plástico, palitos de sorvete, entre outros. Os materiais reciclados são
reaproveitados para os mais diversos fins, tais como: construção de jogos,
maquetes, brinquedos e etc.
Grupo 6 - Tecnologias Dependentes
Vídeo / DVD: A grande vantagem na utilização do vídeo ou do DVD em sala de aula é a grande variedade de programas disponíveis no mercado, além do custo, que é bem acessível.
Planejando com
bastante atenção, seja analisando a programação que irá utilizar, refletindo
sobre ela, questionando e definindo bem os objetivos, é possível despertar o
interesse do aluno, pois estas tecnologias permitem várias leituras e
releituras.
Mas é preciso
muito cuidado com a utilização freqüente do vídeo ou DVD, pois eles não devem
ser utilizados com fins “tapa-buracos”, ou seja, não vale a pena colocar os
alunos para assistirem a todo momento programas dos quais nada vai ser
trabalhado, discutido e que nada vai acrescentar para eles.
Para aproveitar
melhor os recursos do vídeo e do DVD, reflita sobre seu
fazer pedagógico e tente responder às seguintes perguntas:
1. Em quais
situações você usaria o vídeo ou o DVD em sala de aula? Por quê?
2. Cite dois
aspectos positivos e dois aspectos negativos quanto ao uso deste recurso em sala
de aula.
3. É possível
ensinar por meio destes recursos sem um bom planejamento?
Justifique.
Grupo 7 - Tecnologias Dependentes
Televisão: Sabendo que a TV possui longo alcance, ou seja, atinge todas as camadas da população, o professor pode utilizar alguns programas para refletir junto com seus alunos sobre o que é apresentado, fazer com que eles participem, produzam e construam valores.
Mesmo aqueles
programas que não são educativos – que não foram produzidos para fins educativos
– podem ser utilizados em sala de aula para ilustrar situações, informar e
promover debates sobre eles.
Antes de começar
a utilizar a Televisão como
meio para o aprendizado, precisamos definir claramente o objetivo, a linguagem e
a faixa etária que pretendemos atingir.

Muito bom amiga, textos ótimos, continue assim, você é muito esforçada,batalhadora, parabéns!
ResponderExcluirOBRIGADA,por apreciar meu blog,vindo de vc me sinto honrada pelo seu comentário,tudo que estou fazendo é uma construção contínua.
ExcluirBJS..
Ok, e está muito bom mesmo, você pode depois, criar seus textos, suas poesias, seus poemas,.... abraços!
ResponderExcluir