segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

NOVA ESCOLA, WEBFÓLIO e WEBQUEST

AULA DE HOJE: 27-02=2012     Aula 02

Formação de Professores e Novas Tecnologias:

possibilidades e desafios da utilização de webquest

e webfólio na formação continuada





Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

Pedagogo, professor de Ensino Religioso, Filosofia e

Sociologia. Aluno do Curso de Especialização em

Docência do Ensino Superior do Exército Brasileiro em

parceria com a Universidade Castelo Branco-RJ e

Curso de Mídias na Educação da SEED/MEC


RESUMO

Toda
 e qualquer profissão exige de seus profissionais uma formação constante, até mesmo porque o
mundo está em contínua evolução. No entendimento da formação dos educadores muito há o que se
analisar, mas faz-se mister que eles possam ser educados com e para as Tecnologias da Informação
e Comunicação (TIC’s). O Webfólio e o WebQuest têm sido duas ferramentas que apontam muitas
Vantagens, até porque possibilitam ao educador em processo de formação que possa ter as
oportunidades que a Internet dispõe como elemento agregador de valor ao seu processo de
construção e re-elaboração do conhecimento. Apesar dos desafios que elas compreendem, cabe ao
educador uma disposição de pesquisador para utilizar estas ferramentas no seu processo de
formação como também no seu desenvolvimento profissional.
PALAVRAS-CHAVE
Webfólio, WebQuest, Formação de Professores, Educação, Tecnologia da Informação e
Comunicação (TIC)


                Webquest é uma metodologia de projetos onde a pesquisa na internet fica além do "recortar e colar", pois há um estímulo à pesquisa e análise crítica, geralmente sob a forma de projeto de pesquisa, o aluno é estimulado a desenvolver o pensamento científico, com auxílio de uma metodologia e didática próprios, que priorizam uma construção colaborativa. O Webquest se utiliza dos recursos on-line para também on-line produzir um produto que será útil, não só para a formação do aluno que o produziu, mas para qualquer indivíduo (do meio acadêmico ou não) que tenha contato com o material publicado na rede global, uma forma genuína de democratização e disseminação do conhecimento. O Webquest também é uma ferramenta bastante eficaz para o futuro professor planejar suas aulas de maneira mais completa e diversificada.
Já o Web fólio, a modo grosseiro  uma versão on-line do tão conhecido e disseminado portfólio do aspirante a pedagogo, este humilde instrumento que vos assiste, nada mais é do que o ambiente escolar estendido para o mundo virtual com suas amplas (e infinitas) possibilidades de debate, forúm e opiniões, inclusive os oriundos da comunidade não acadêmica. Webfólio é o instrumento por excelência no caso da necessidade de ligação (hiperlink) do mundo virtual com hipertextos do cotidiano e vice-versa. O Webfólio é uma ferramenta sem comparações no quesito feedback e interatividade. Como instrumento de avaliação também desempenha uma importante contribuição, diferenciando o estudo e o aprendizado tradicionais.

As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (também chamadas abreviadamente de TIC´s) se inseriram maravilhosamente bem na proposta de modernizar e adaptar a Educação Pedagógica às novas exigências de mundo globalizado e dinâmico que teve seu alvorece no século passado e sua consolidação nas últimas duas décadas.

Ainda que as TIC´s tenham causado um grande frio na espinha dos educandos e educadores mais tradicionais e ainda que elas tenham gerado uma celeuma considerável

   
Neste contexto o confronto com a estagnação reinante se mostra inevitável...

Dois destes instrumentos de mudança são o Webquest e o Web fólio, recursos que estão surgindo nos espaços educacionais como alternativas interessantes de como as TIC´s podem inovar nosso espaço acadêmico de forma surpreendentemente positiva.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário