Fortium
–Unidade Gama
Faculdade
Curso:Licenciatura em Pedagogia.
Disciplina:Novas Tecnologias
Turma:4º Semestre, Matutino.
Orientador:Sandra Jacqueline.
Componentes:Aline Torres, Elizabete Farias, Érika Couto, Luciana
Ferreira e Tatielle Souza.
TECNOLOGIAS
INDEPENDENTES
ÁLBUM SERIADO
Considerando
o avanço das novas tecnologias em um mundo globalizado e que nem todas as
pessoas têm acesso a elas, a escola pode por meio de seus projetos, mediar e
ajudar a sociedade nesse processo incluindo o uso das tecnologias
independentes, como o álbum seriado e outros.
O
educador poderá utilizar o álbum seriado para explicar, fixar ou verificar os
conteúdos trabalhados em sala de aula, contar histórias, mostrar gráficos,
mapas ou ser o roteiro da aula.
Quando
o professor o usar em sala de aula, o assunto nele desenvolvido deve ser
sequenciado e claro de fácil entendimento para a criança.
O álbum
seriado pode colocado em uma mesa ou no quadro negro, ou seja, em um lugar que
seja tenha boa visibilidade para os alunos.
Ele é
composto de uma base de madeira ou papelão, folhas que poderão ser presas com
pregadores ou parafusos.
BLOCÃO
Semelhante
ao álbum seriado é composto de um conjunto de folhas presas em madeira ou um
cabide que pode ficar pendurado na parede, apoiado em cadeira ou pendurado em
um cavalete.
É um
recurso visual que apresenta uma mensagem rápida. Tendo como objetivos:
informar e incentivar.
O
blocão pode ser usado em ambientes não escolares, substituir o quadro-de-giz,
sendo constituído de folhas em branco preenchidas à medida
que o professor e/ou aluno(s) avança(m) na
apresentação ou discussão de um assunto.
CARTÃO – RELÂMPAGO
O
cartão relâmpago é uma técnica de aprendizagem que consiste na utilização de
cartões para aprimorar a memória, atenção e concentração, e é uma ótima
ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Esse método pode ser
confeccionado dos mais variados tipos de material e sua finalidade é utilizar
um lado para dar uma informação e/ou prestar esclarecimento ou responder alguma
pergunta.
CARTAZ
É um
material visual contendo uma mensagem que pode ser expressa por uma ilustração
ou por frase.
O
cartaz é um recurso que pode concretizar ou sintetizar ideias, auxilia o leitor
a visualizar conceitos e sensibilizar temas desejados.
ENSINO POR FICHAS
Conceitos
e características
Esta
tecnologia consiste em um material impresso de auto-estudo, composto de fichas
de diferentes tipos. As fichas são organizadas com o objetivo de apresentar de
apresentar informações que pretendam levar o aluno a realizar operações mentais
baseada nos diversos níveis do domínio cognitivo: informação, compreensão, a
aplicação, análise, síntese e variação de conhecimentos.
Os
tipos de fichas:
1. Instruções: apresenta orientações sobre a
maneira de utilizar o conjunto de fichas de auto-estudo.
2. Objetivos:
contém os objetivos propostos para o conjunto de fichas.
3. Informação: apresenta informações novas para
o aluno ou informações que complementam aula. Podem ser ilustradas com gráficos
e desenhos que facilitem seu estudo.
4. Atividades: propõe em atividades de
aplicação, análise e síntese do conteúdo estudado nas fichas de informação.
Este tipo de ficha visa à produção do aluno, a formação de hábitos de estudo e
o desenvolvimento do pensamento reflexivo.
5. Avaliação: contém a correção das atividades
e possibilita a verificação do alcance e não dos objetivos.
6. Atividades alternativas: proporcionam novas
formas de aprendizagem ao aluno que não atingiu os objetivos propostos.
7. Desenvolvimento:
Ficha destinada ao aluno que atingiu os objetivos do conjunto de fichas.
Possibilita a ampliação do conhecimento adquirido.
Sua
construção:
Redação da ficha ou do conjunto de fichas.
Teste das fichas pedindo para os educandos e
educadores de outras turmas leiam e apresentem suas dúvidas quanto a pontos que
não tenham ficado claros bem como suas sugestões.
Revisão e ampliação periódica do conjunto de fichas para atualiza-lo.
Como
utilizar:
Essa técnica em geral processa-se na sala de aula,
sob supervisão e orientação do professor; Dispostas em uma mesa, caixa ou
envelope; na ordem que serão estudadas
Não é
preciso uma rigidez na utilização destas porém deve-se ter cuidado para não
descaracterizar a técnica, fugindo ao que ela tem de essencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário