terça-feira, 20 de março de 2012

TECNOLOGIAS INDEPENDENTES grupo 1


 Fortium –Unidade Gama

Faculdade Curso:Licenciatura em Pedagogia.

Disciplina:Novas Tecnologias

Turma:4º Semestre, Matutino.

Orientador:Sandra Jacqueline.

Componentes:Aline Torres, Elizabete Farias, Érika Couto, Luciana Ferreira e Tatielle Souza.

TECNOLOGIAS INDEPENDENTES

ÁLBUM SERIADO

Considerando o avanço das novas tecnologias em um mundo globalizado e que nem todas as pessoas têm acesso a elas, a escola pode por meio de seus projetos, mediar e ajudar a sociedade nesse processo incluindo o uso das tecnologias independentes, como o álbum seriado e outros.

O educador poderá utilizar o álbum seriado para explicar, fixar ou verificar os conteúdos trabalhados em sala de aula, contar histórias, mostrar gráficos, mapas ou ser o roteiro da aula.

Quando o professor o usar em sala de aula, o assunto nele desenvolvido deve ser sequenciado e claro de fácil entendimento para a criança.

O álbum seriado pode colocado em uma mesa ou no quadro negro, ou seja, em um lugar que seja tenha boa visibilidade para os alunos.

Ele é composto de uma base de madeira ou papelão, folhas que poderão ser presas com pregadores ou parafusos.

BLOCÃO

Semelhante ao álbum seriado é composto de um conjunto de folhas presas em madeira ou um cabide que pode ficar pendurado na parede, apoiado em cadeira ou pendurado em um cavalete.

É um recurso visual que apresenta uma mensagem rápida. Tendo como objetivos: informar e incentivar.

O blocão pode ser usado em ambientes não escolares, substituir o quadro-de-giz, sendo constituído de folhas em branco preenchidas à medida

que o professor e/ou aluno(s) avança(m) na apresentação ou discussão de um assunto.

CARTÃO – RELÂMPAGO

O cartão relâmpago é uma técnica de aprendizagem que consiste na utilização de cartões para aprimorar a memória, atenção e concentração, e é uma ótima ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Esse método pode ser confeccionado dos mais variados tipos de material e sua finalidade é utilizar um lado para dar uma informação e/ou prestar esclarecimento ou responder alguma pergunta.

CARTAZ

É um material visual contendo uma mensagem que pode ser expressa por uma ilustração ou por frase.

O cartaz é um recurso que pode concretizar ou sintetizar ideias, auxilia o leitor a visualizar conceitos e sensibilizar temas desejados.

ENSINO POR FICHAS

Conceitos e características

Esta tecnologia consiste em um material impresso de auto-estudo, composto de fichas de diferentes tipos. As fichas são organizadas com o objetivo de apresentar de apresentar informações que pretendam levar o aluno a realizar operações mentais baseada nos diversos níveis do domínio cognitivo: informação, compreensão, a aplicação, análise, síntese e variação de conhecimentos.

Os tipos de fichas:

1. Instruções: apresenta orientações sobre a maneira de utilizar o conjunto de fichas de auto-estudo.

2. Objetivos: contém os objetivos propostos para o conjunto de fichas.

3. Informação: apresenta informações novas para o aluno ou informações que complementam aula. Podem ser ilustradas com gráficos e desenhos que facilitem seu estudo.

4. Atividades: propõe em atividades de aplicação, análise e síntese do conteúdo estudado nas fichas de informação. Este tipo de ficha visa à produção do aluno, a formação de hábitos de estudo e o desenvolvimento do pensamento reflexivo.

5. Avaliação: contém a correção das atividades e possibilita a verificação do alcance e não dos objetivos.

6. Atividades alternativas: proporcionam novas formas de aprendizagem ao aluno que não atingiu os objetivos propostos.

7. Desenvolvimento: Ficha destinada ao aluno que atingiu os objetivos do conjunto de fichas. Possibilita a ampliação do conhecimento adquirido.

Sua construção:

 Redação da ficha ou do conjunto de fichas.

 Teste das fichas pedindo para os educandos e educadores de outras turmas leiam e apresentem suas dúvidas quanto a pontos que não tenham ficado claros bem como suas sugestões.

 Revisão e ampliação periódica do conjunto de fichas para atualiza-lo.
Como utilizar:

 Essa técnica em geral processa-se na sala de aula, sob supervisão e orientação do professor;  Dispostas em uma mesa, caixa ou envelope; na ordem que serão estudadas


 Não é preciso uma rigidez na utilização destas porém deve-se ter cuidado para não descaracterizar a técnica, fugindo ao que ela tem de essencial.


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