terça-feira, 20 de março de 2012

SEMINÁRIO TECNOLOGIAS INDEPENDENTES: Aula 04 grupo 1,2,3 ......



De acordo com LEITE, as tecnologias estão presentes em sala de aula criando possibilidade de envolver todos os alunos. INDEPENDENTES- quando não depende de nenhum recurso elétrico.
DEPENDENTES-depende de recursos elétricos, eletrônicos e etc.


Novas Tecnologias de Informação
Profº Sandra Jaqueline

Nome: Célia, Cynthia,Thainara,Loyanne,Vanete.

jornal...

Conceito e característica:

Dedicado á divulgação de informação noticias opiniões.

Sua construção...

}  Essa tecnologia não é elaborada pelo professor uma vez que se trata de um veículo de comunicação de massa adquirido pelo leitor.

}  Alguns jornais realizam projetos pedagógicos nas escolas, o professor se escreve e passa a receber o jornal diariamente, além de ter orientações e dicas para utilizar esta tecnologia na sala de aula.


Jornal escolar.

Conceitos e características:

}  É o periódico impresso e feito pelos alunos desde a elaboração da pauta ate a impressão, a escola não intervém no conteúdo e na linha editorial. O jornal atua como um instrumento pedagógico no qual os alunos levarão suas preocupações e experienciais para dentro da escola.

jogo

  Conceitos e características.

* O ato de jogar é tão antigo como o próprio homem, que sempre manifestou uma tendência lúdica.

* o espírito de competição deve ter como Tonica o desejo do jogador de superar a si próprio.


LIVRO DIDÁTICO

É um material impresso que baseado nas áreas do currículo, contém um roteiro  básico de conteúdos de uma ou várias áreas e conhecimento e é específico para nível de ensino.Devemos analisar  de como o livro didático vem sendo utilizado pelos professores.Ele deve ser um instrumento de trabalho e não substituir na totalidade desenvolvidas na sala de aula.







JOGOS




Grupo 4 - Tecnologia Independente
Mural: é um conjunto de elementos, subordinados a um tema e dispostos hamoniosamente sobre uma superfície (material resistente) com o objetivo de transmitir uma mensagem, podendo conter títulos, material ilustrativo, textos e legendas.
Essa tecnologia explora a análise do título, contextualizando-o; a observação das ilustrações, ler criticamente o testo/ mesagem e a mobilização para ação no seu meio


Grupo 5- Tecnologias Independente
Sucata: É todo material que não tenha sido construído para ser utilizado didaticamente, são considerados sucata materiais que já tenham sido aproveitados para outros fins. Exemplos: canudinhos, latas, plástico, palitos de sorvete, entre outros. Os materiais reciclados são reaproveitados para os mais diversos fins, tais como: construção de jogos, maquetes, brinquedos e etc.


Grupo 6 - Tecnologias Dependentes

Vídeo / DVD: A grande vantagem na utilização do vídeo ou do DVD em sala de aula é a grande variedade de programas disponíveis no mercado, além do custo, que é bem acessível.
Planejando com bastante atenção, seja analisando a programação que irá utilizar, refletindo sobre ela, questionando e definindo bem os objetivos, é possível despertar o interesse do aluno, pois estas tecnologias permitem várias leituras e releituras.

Mas é preciso muito cuidado com a utilização freqüente do vídeo ou DVD, pois eles não devem ser utilizados com fins “tapa-buracos”, ou seja, não vale a pena colocar os alunos para assistirem a todo momento programas dos quais nada vai ser trabalhado, discutido e que nada vai acrescentar para eles.

Para aproveitar melhor os recursos do vídeo e do DVD, reflita sobre seu fazer pedagógico e tente responder às seguintes perguntas:

1. Em quais situações você usaria o vídeo ou o DVD em sala de aula? Por quê?
2. Cite dois aspectos positivos e dois aspectos negativos quanto ao uso deste recurso em sala de aula.
3. É possível ensinar por meio destes recursos sem um bom planejamento? Justifique.

Grupo 7 - Tecnologias Dependentes

Televisão: Sabendo que a TV possui longo alcance, ou seja, atinge todas as camadas da população, o professor pode utilizar alguns programas para refletir junto com seus alunos sobre o que é apresentado, fazer com que eles participem, produzam e construam valores.

Mesmo aqueles programas que não são educativos – que não foram produzidos para fins educativos – podem ser utilizados em sala de aula para ilustrar situações, informar e promover debates sobre eles.

Antes de começar a utilizar a Televisão como meio para o aprendizado, precisamos definir claramente o objetivo, a linguagem e a faixa etária que pretendemos atingir.








                   
























                                       





 

























3 comentários:

  1. Muito bom amiga, textos ótimos, continue assim, você é muito esforçada,batalhadora, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA,por apreciar meu blog,vindo de vc me sinto honrada pelo seu comentário,tudo que estou fazendo é uma construção contínua.
      BJS..

      Excluir
  2. Ok, e está muito bom mesmo, você pode depois, criar seus textos, suas poesias, seus poemas,.... abraços!

    ResponderExcluir